Presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux
João Luiz dos Santos Moreira nasceu em Porto Alegre, no primeiro dia de 1950. Portanto, acaba de completar 60 anos de idade. É casado há 35 anos com Beatriz Schneck Moreira, a quem conhece faz 40 anos, e pai de Gustavo e Raquel. Prepara-se agora para entrar no seleto grupo de avôs, o que para ele representa a concretização de um dos dois projetos prioritários de vida. O outro é continuar trabalhando no turismo, "até acabar o gás".
Moreira é um homem bem humorado, embora exigente e atento, dono de memória privilegiada, para o que conta com um inseperável notebook, no qual anota tudo sobre todos os que trabalham consigo, solicitações de tarefas, agendas, por exemplo. Gremista orgulhoso do seu time é também um determinado. Em meados do segundo semestre do ano passado se propôs emagrecer 10 quilos em três meses. Conseguiu e, segundo diz, sem maiores sacrifícios.
Empreendedor por natureza, Moreira coordenou o projeto de implantação do Centro de Convenções e de uma área de feiras para a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, onde atuava no segmento de eventos. Foi nessa época que se envolveu com o turismo, segmento que passou a carrear todo seu interesse profissional, principalmente no que diz respeito à economia do turismo e seu potencial como gerador de emprego, renda, negócios e desenvolvimento.
Para 2010, já traçou um grande projeto: mobilizar seus pares para formar um grupo de inteligência composto por pessoas diferenciadas e que tenham condições de estabelecer um ambiente de crítica, sugestão de alternativas e políticas, criação de um espaço de análise comparativa e de estratégia de promoção internacional. Tudo isso no sentido de mudar o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil, que há praticamente uma década estacionou nos cinco milhões de pessoas. Outro assunto que merece sua atenção é a organização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, duas oportunidades de ouro, no seu entender, para imprimir prestígio ao turismo brasileiro no mercado internacional. E, ainda, trabalhar para manter o país no ranking dos melhores destinos de eventos no mundo, onde hoje ocupa a sétima posição.
Em 1977, ele fez parte da equipe que criou o Convention Bureau de Porto Alegre e foi vice na chapa que assumiu a direção da entidade pela primeira vez. Na eleição seguinte, foi escolhido presidente.
Até chegar à Confederação, criada por ele em 2006, oercorreu um longo caminho, o que não é demais para alguém que tem como principal fonte de lazer a prática de caminhadas. Assim, o Fórum de Convention Bureaux, instituído em 1997, deu origem à Federação; e, em seguida gerou a CBC&VB. No ano passado, anotou mais uma realização: a criação do Instituto Brasil de Marketing de Destinos.
Moreira é um gaúcho que não cultiva o hábito de tomar chimarrão como gostam muitos de seus conterrâneos. Em contrapartida, assegura que é campeão no churrasco.