Rainha do Carnaval de Salvador. 70 Anos de Beleza e Alegria!

O concurso da Rainha do Carnaval de 2013, não será apenas para eleger a mulher mais bela do carnaval da cidade. Aquela que vai reinar por cinco dias ao lado do Rei Momo, na alegria da maior festa popular do Brasil. Em 2013, será comemorado 70 anos de existência do concurso da Rainha do Carnaval de Salvador. Na década de 40 o Fantoche da Euterpe, o Cruz Vermelha e outras agremiações carnavalescas, elegiam suas Rainhas e concorriam aos títulos de Rainha do Carnaval.
fantochesfantoches
 
As poucas fotos que restam no Fantoches como registros desta época, dentre em breve deverão desaparece corroídas pelos cupins, retratam bonitas moças da sociedade baiana,com sobrenomes de famílias tradicionais de Salvador, representando estes clubes. Relatos de carnavalescos como Edmundo Viana, e, de jornalista como Moacir Nery, falecido recentemente, mas, que deixou seu depoimento sobre o evento no livro “BAHIA CARNAVAL” escrito junto com o também jornalista e falecido Anísio Felix, mostram a importância que as Rainhas tinham para o Carnaval da cidade,o glamour que existia nas festas para escolher as belas do carnaval baiano.
Este tradicional concurso, foi mantido vivo, primeiro, ABCC – Associação Baiana dos Cronistas Carnavalesco, criada em 1946 que passou a ter os direitos de realização do evento até a década de 90, passando para a empresa de comunicação PASTORE & GORGÔNIO a responsabilidade de manter vivo o concurso, para posteriormente, passar os direitos de realização do Concurso da Rainha do Carnaval para o FICET-Fórum Internacional de Comunicação de Ecologia e Turismo hoje detentora desses direitos de realização .
Para comemorar os 70 anos de existência, a coordenação do evento vai reunir o maior número possível de Rainhas dos carnavais de Salvador passados para o bonita homenagem.
Para 2013, as inscrições estão abertas até o dia 12 de janeiro, Di Paula Estilista, Rua João Gomes, 87 Free Shop Rio Vermelho.Telefones 71-3016-4995 e 71- 9982-4994. Precisa ter os seguintes requisitos: ter  mais de 18 anos, medir acima de 1.65, ter concluído ou estar cursando o ensino médio. Os documentos exigidos no ato da inscrição são: cópia da carteira de identidade, certificado escolar, uma foto de corpo inteiro em trajes de banho e uma de rosto que não seja  3 x 4. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. As eliminatória será dia 13 de janeiro e a escolha das belas do carnaval Rainha e as duas Princesas de 25 de janeiro .